(62) 3514-3122 / observatorioueg@gmail.com

XV ENFOPLE

15 a 17 de agosto de 2019

ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Politicas e formação de professores/as de línguas: o que é ser professor/a nos dias de hoje?

Apresentação

Esta edição do Encontro sobre Formação de Professores de Língua Estrangeira (ENFOPLE) é uma edição festiva. Estamos realizando a décima quinta edição deste evento que nos inspira e nos ensinamuito sobre ser professor. O evento nasceu do desejo de discutir e refletir sobre a formação de professores de língua estrangeira no interior de Goiás, na recém criada Universidade Estadual de Goiás. Ao longo destes anos, por meio desta ação de extensão, acompanhamos as discussões da área e nos dedicamos a colaborar com a formação dos professores da região, primando por uma característica forte na trajetória do ENFOPLE: a interação entre diferentes instituições, valorizando experiências e saberes.

Escolhemos este aspecto porque, desde as primeiras edições, buscamos tanto apresentar e divulgar as práticas do câmpus Inhumas, que promove o evento, quanto as de outros câmpus da UEG, de outras instituições de Goiás, de outros estados e países. Aliás, em sua história, estão registradas as marcas de diferentes momentos, parceiros e projetos, expressas em várias publicações.

Nesta edição, celebramos a nossa capacidade de enfrentar e superar as adversidades e escolhemos discutir o lugar do professor na sociedade atual, destacando seu papel político com o tema Políticas e formação de professores/as de línguas: o que é ser professor/a nos dias de hoje?  Neste sentido, mantemos as duas ações importantes, vinculadas ao evento, que é o Programa de Imersão em Língua Inglesa para professores e o English for Kids, imersão em Língua inglesa para crianças do 5º. ano da rede municipal de Inhumas, ambos na terceira edição. Além disso, investimos em processos digitais de interação e comunicação, como a manutenção da rede social do evento por meio do Padlet, o aprimoramento da página oficial do evento que é uma extensão do Observatório de Ideias, a criação da página do evento em redes sociais e ainda estamos planejando outras novidades para esta edição.

Para marcar esta edição comemorativa, destacamos a inclusão de professores colaboradores do evento no Projeto Nacional de Letramentos, da USP, ampliando a rede de professores de língua estrangeira dedicados à formação de professores, e a parceria com o POSLLI, Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Língua, Literatura e interculturalidade, que passa a promover e realizar o ENFOPLE como uma atividade do programa, colaborando para a qualificação e institucionalização das nossas ações.

Os exemplos de interação entre diferentes instituições revelam a nossa preocupação com as diferentes experiências expressas na participação de colegas da área, vinculados a outras instituições, desde as primeiras edições como UEG, UFG, IFG, UnB, UEL, USP, UFMG, UFT, UFMT, Brown University, Oly Idiomas, Partners of the Americas, entre outras, e aos grupos de pesquisa e estudos que se dedicam a esta temática.

Cada colega que participou ou participará deste evento traz diferentes saberes que buscamos conhecer e valorizar por serem importantes na formação de cada um de nós, envolvidos com o evento. Essa diversidade se faz expressa nas diferentes línguas e culturas de seus participantes. Somos únicos e nos fortalecemos à medida em que nos vemos e nos fazemos no

outro, com o outro e para o outro. Celebramos a esperança e a confiança que temos nos nossos alunos que são e serão sempre o principal motivo das escolhas que fazemos.

 

 

Carla Conti de Freitas

Coordenadora Geral do ENFOPLE